quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pedido de ajuda a todos os nossos visitantes

POR FAVOR, COMENTEM.

Muito embora eu não seja um fake na internet, eu procuro manter minha identidade a salvo, principalmente porque alguns catequistas possuem aversão à troca de experiências, ao trabalho colaborativo, ao apoio de pessoas mais experientes aos mais novos na caminhada, achando que, se eles pastaram todo mundo tem que pastar igual.

Nessas mais de duas décadas de caminho neocatecumenal que eu participei, pude ver um dissenso muito grande entre o que está nos documentos do caminho, entre as atitudes das equipes que realmente tocam o caminho e as atitudes dos catequistas de cada localidade. Dessa forma, a minha atitude não é um ato de rebeldia, mas uma contribuição para auxiliar à aplicação plena do que está nos documentos do Caminho e no que os verdadeiros catequistas orientam.

Eu também tenho muita prática no caminho, ou seja, eu tenho muita vivência, sabendo quais as reais necessidades práticas de quem caminha, por isso pretendo manter esse espaço de apoio para que todo mundo possa ter um referencial na Internet quando precisa de ajuda.

Também aprendi que muita coisa do caminho não possui ISBN, não possui COPYRIGHT e por isso é possível ser distribuída livremente pelo meio eletrônico. Livros como a Liturgia das horas, você encontra aos montes na Internet. Quero criar um arquivo que seja familiar ao neo catecúmeno, um formato parecido com aquele com o qual rezamos várias vezes ao dia.

Outros livros como os de Santos Sabugal, sobre o Credo e sobre o Pai Nosso, confesso que nunca os tenha visto pessoalmente, mas apenas cópias, de modo que desconheço até a cor da capa desses volumes. Por isso eu peço que de alguma forma possamos scanear esses volumes que não são mais encontrados para comprar novos. E se os catequistas reclamarem? Com que moral eles reclamam? Eles são os maiores pirateadores dessas obras. Talvez por isso que tenha saído das prensas das editoras do Brasil.

Eu preciso da ajuda de todos. Ajuda para criarmos uma base de dados que seja referência na Internet quando se fala de Caminho Neo catecumenal e que ajude na sua divulgação e na caminhada dos nossos irmãos.

Peço a todos os participantes do blog que disponibilizem aqui materiais que possuam em casa: Cópia scanneada de livros, folhas das leituras de cada tema preparado, partituras do Caminho, dentre outras coisas.

Minhas prioridades, por enquanto, são os livros de Santos Sabugal e o Vocabulário de Teologia Bíblica.

Precisamos muito, também, de pessoas que possam publicar os áudios do caminho em seu nome no sound cloud. Basta criar a conta e pedir os áudios que eu mando duas horas de cânticos para serem upados.

Os documentos como o Catecismo Católico e o Compêndio do Concílio Vaticano II, não obstante tenha na Internet e em fácil acesso, eu vou tentar transformar o texto em um formato amigável para PDF, de modo que será possível utilizá-los em computadores e outros dispositivos informáticos para auxílio nas preparações através das facilidades do Ctrl + F para buscar palavras e trechos de interesse sem precisar ficar folhando volumes pesados.

10 comentários:

  1. Ariovaldo.

    O Caminho, como qualquer outro movimento ou congregação da Igreja, prega também a obediência. Se nos é pedido que não deixemos os documentos do Caminho "abertos ao público", devemos obedecer. Nem todas as pessoas não-catecumenas estão preparadas para entende-los.

    A paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou catecúmeno. Se vocês quiserem ajudar, eu gostaria muito de colocar a lista das leituras já organizadas para facilitar a preparação, gostaria de colocar as partituras dos cantos, especialmente útil para tirar qualquer dúvida.

      Eu não devo obediência aos catequistas, eles não são hierarquicamente superiores a mim. São leigos como eu.

      No entanto, em espanhol, tem muito material. Será que o pessoal lá é mais desobediente, ou é porque o caminho lá está mais maduro que temos tanta coisa em espanhol?

      Excluir
  2. Meu caro, todos esses materiais tem aos montes na internet, porque todos esses materiais pertencem à Igreja Católica, e qualquer um pode pegá-los, digitá-los, e colocar na internet. A sua iniciativa pode ser até boa, porém não é a prática, a técnica da oração que nos torna melhores: melhores orantes, melhores catecúmenos, etc. Claro, os ensinamentos transmitidos pelos catequistas são baseados em todos esses materiais, mas é o Espírito Santo que conduz esse ensinamento! Você pode saber rezar com muita fluência a liturgia das horas, mas se não tem o Espírito Santo ai, não vale nada. Então confie nos seus catequistas, pois na verdade você não vai estar confiando neles próprios, mas em Deus, no Espírito Santo, e, apesar de não parecer, todos, em todas as partes do mundo vai estar em comunhão um com os outros e o Papa. Vou dar um exemplo: sou salmista, e em cada região que vou canta-se de um jeito diferente, porém perfeitamente igual, pois o Espírito é o mesmo! Você tem mais de duas décadas de caminho mesmo?

    ResponderExcluir
  3. para mim, essas questões são meros subjetivismo, mero sentimentalismo. Não se pode dizer que é o Espírito Santo que conduz sem acesso à informação.

    pode deixar que eu não sou do caminho neocatecumenal, mas das CEBs.

    A informação se faz desse forma, com acesso a material e não com o subjetivismo de dizer que é o Espírito Santo que faz.

    Evidente que a informação tem que ser colocada em comum na comunhidade, com o auxílio da Igreja. Nesso ponto que muitos erram, daí descambam para outro tipo de subjetivismo.

    Esse blog foi feito para tentar servir de referencial e aglutinador de conteúdo. Se o catequista falar que você não pode recorrer a ele, então não recorra, Mas ele não pode falar o que eu devo ou não fazer, porque ele não é hierarquicamente superior a mim, não devo obediência a eles, nem catecúmeno eu sou.

    ResponderExcluir
  4. Tradição oral.. isso é o que o caminho prega.. baseado nos primeiros apóstolos de Cristo... Recebemos o ensinamento por pregação, como Cristo mandou... é claro que alguém tem que estudar, mas se tivermos só teólogos no caminho como ficarão os outros carismas?? Qual o seu real interesse em divulgar esses materiais?? Eu sou salmista também, e já tenho o que preciso, o que for acrescentado será pelos meus catequistas... Não dá para dizer para um iniciante na fé o que se diz para uma pessoa com fé amadurecida, ele se escandalizaria. Talvez você não entenda isso porque certamente busca se aperfeiçoar na fé, mas tem pessoas que não estão preparadas... por isso o caminho é longo até o conhecimento do Santos Sabugal por exemplo. Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santos Sabugal não diz nada de mais. Eu já tivo acesso a esses materiais depois de certo amadurecimento na fé. Aliás, as pessoas que não tem uma amadurecimento na fé não procuram esse tipo de informação, porque não sabem que existe.

      Se alguém estiver curioso para saber qual a posição da Igreja sobre determinados assuntos e pesquisar no Google, vai ver material destinado a pessoas de fé madura e a pessoas que estão inciando na caminhada. Aliás, essa própria postura de que exista coisa que escandaliza é um daqueles hiatos que eu disse existir entre o que o Caminho prega no mundo inteiro e o que acontece no Brasil. Até porque acontece algunas cosas bizarras no Brasil, como por exemplo publicar no site do Vaticano os estatutos e documentos do Caminho e os catequistas dizerem que não é para ler na Internet, para não causar escândalo.

      Eu só tive crescimento porque quando eu defendia aborto para alguns casos, dizia que não existia religião melhor que a outra, defendia bandeiras do comunismo, teve uma pessoa que me disse coisas orientadas a pessoas de fé madura e me causou escândalo. Foi aí que eu comecei a estudar de verdade a Igreja, mas sempre em comunhão e obediência.

      Comunhão e obediência não se aprende, não fosse isso não existira Frei Betto, Leonardo Boff, e tantos outros que em tese são pessoas de fé madura.

      Uma coisa que o católico tem que ter em mente é não ter pressa de formar conceitos sobre fé. Tem que ir absorvendo aos poucos e com base em muita leitura. Se você aprende só pelos seus catequistas, então você nunca terá uma formação adequada, porque esse caminho é de vertente contemplativa, com pouca carga de ensino e acréscimo de coisas novas do ponto de vista teológico. O que eu sei, eu poderia dar catequese aos seus catequistas, mas do ponto de vista teológico, do ponto de vista contemplativo, não, sem contar que não haveria, em momento algum, conflito entre o que eu falo e o que ele fala, porque falamos a mesma língua, mas eu falo de forma acadêmica e ele fala de forma contemplativa.

      Não estou dizendo que somos autorizados a interpretar por nos mesmos as escrituras ou os documentos da Igreja, por isso que temos que ter essa postura prudente de nos atermos à literalidade do que ensina a tradição oral, mas conhecermos o que ensina a Tradição Oral. Muitas vezes nos deparamos com situações que demandam uma resposta rápida, sendo que essa resposta rápida não pode esperar chegarmos ao reditio, senão a mentira passa por verdade e não conseguimos evitar escândalos.

      Estude os documentos da Igreja, mas faça isso de fontes corretas, como livros impressos com imprimatur e sites com extensão .va - Não há tempo de você chegar ao fim do caminha para conhecer as respostas e, mesmo que você chegue ao fim do caminho, não conhecerá as respostas se não estudar especificamente o que interessa.

      Excluir
  5. Obedecer...."é preferível errar com os superiores do que acertar sozinho"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas erre com o Papa, erre com o bispo, erre com a comunhão dos bispos do mundo inteiro. Entre errar com os catequistas e errar com o Papa, erre com o Papa, porque ele tem especial assitência do Espírito Santo, os catequistas não.

      Excluir
    2. Sem contar ainda que, não em todos os lugares, em poucos, mas lugares importantes, os catequistas acabam fazendo uma espécie de conduta particular dos catecúmenos. Não se esqueçam de que a Espanha as pessoas entram no Catecumenato após lerem os documentos, após terem contato com os livros do Santos Sabugal e só aqui no Brasil, poucos lugares, que os catecúmenos se acham portadores de uma revelação tão grande, tão extraordinária que as pessoas comuns não teriam capacidade de receber. No entanto o que vocês vêem, dia a dia nas catequeses não é nada de maior do que as homilias que eu estou acostumado a ouvir toda vez que eu vou à Santa Missa.

      Parem de tratar aos outros como idiotas e incapazes de receber a catequese dos últimos passos do caminho porque não são. O caminho é longo porque se propõe a uma mudança de atitude e não a aquisição de conhecimentos especiais não dados a todos os outros cristãos. Essa caminhada de aquisição de conhecimentos é maçonaria, gnosticismo, Rosa Cruz, mas não Igreja Católica, não caminha neocatecumenal.

      Excluir
    3. Só fico imaginando a decepção do pessoal que fica pensando que quando chegarem ao reditio, eleição, ou alguma outra etapa vão receber algum ensinamento que os farão superiores aos outros católicos. Que dó desse povo. Não parcipo do Neocatecumenato porque os catequistas não têm o que me ensinar.

      O mais ridículo é dizer que não é para ler os documentos do Caminho sendo que estão publicados no site do Vaticano. Será que é tão difícil entender que isso é inconcebível!? Se algum catequista te disse isso ele transpareceu que:

      1. Você é um retardado que não tem capacidade de entender senão recebendo os ensinamentos dele;

      2. Aquilo é contrário à doutrina da Igreja e você vai poder ler aquilo só depois de ser feita uma lavagem cerebral.

      Mas não ocorre nada disso e vocês ler o que está nos documentos, não é proibido, se fosse não estaria publicado e digo mais: vocês não encontrarão nada de mais nos estatutos do Caminho.

      Excluir

Os comentários postados estão sujeitos a moderação, no entanto só serão reprovados se possuir conteúdo muito ofensivo, ou se se tratar de spam.