domingo, 9 de junho de 2013

Fichário do Caminho

Na Espanha, onde o caminho Neocatecumenal já se encontra em um estágio de maturidade maior e os neocatecúmenos não se escondem mais como sociedade secreta (inclusive condenada pelo Consílio Vaticano II), nós podemos observar que há diversas cópias do fichário, completas, distribuídos graciosamente pela Rede Mundial, sem contar que muitos outros tipos de materiais estão circulando livremente.

Segue as primeiras páginas do fichário de cânticos do Caminho Neocatecumenal.

Alguém pode me perguntar: "pode isso?", daí eu respondo: "Sim, pode". Como dito em outra postagem, o fichário não possui nenhuma espécie de registro, sequer consta nele a inscrição ©, ou ®, indicando que não pende sobre a obra qualquer direito reprográfico, qualquer registro nacional ou em país estrangeiro, de modo que me sinto á vontade em dizer que vou publicar a integralidade do fichário de Cânticos do Caminho, sendo que eu mando algumas folhas para quem quiser corrigir alguma coisa que ficou mal escrita, uma vez que usamos OCR.

Tem várias correções para serem feitas, se alguém quiser se associar ao nosso trabalho e fazer uma cópia livre do fichário para qualquer pessoa poder tê-lo em seu computador, tablet, ou impresso, entre em contato que eu encaminho mais páginas para serem corrigidas.


Esse arquivo está em 10% pronto
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

2 comentários:

  1. Mui'cuidado ao falar "...não se escondem mais como sociedade secreta", pois o caminho nunca foi uma sociedade secreta. No começo do caminho (há mais de 40 anos atrás), onde os irmãos de comunidade eram todos ciganos e mendigos, o arcebispo permitiu que celebrassem às portas fechadas, para não escandalizar a população em questão. Atitude infeliz ou não, Deus sabe o que faz. Mas nunca significou que era uma sociedade secreta, ao contrário, sempre foi aberta para quem quisesse participar - junto com os ciganos e mendigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca foi sociedade secreta e eu não disse que fosse, mas eu disse o que eu quis dizer mesmo. Se comportam como sociedade secreta. O problema maior é ver a dificuldade de o pessoal conseguir material do caminh, inclusive impresso, como o Santos Sabugal, mas, em espanhol, que é o idioma do país onde o caminho iniciou, ter todo o material de fácil e livre acesso.

      Há um hiato grande entre a prática do caminho no mundo todo e como praticam aqui no Brasil. Assim como há uma diferença entre os carismáticos franceses, ingleses, norteamericanos e os brasileiros que, em nada se assemelham à proposta do movimento.

      Aqui na minha paróquia, por exemplo, o catequista disse que as eucaristias não seriam abertas a toda a comunidade e ponto final. Ele não tem autoridade para decidir isso. Aliás, se algum dia eu participar de alguma eucaristia, e eu participo exporadicamente, e eles disserem algo, a resposta que eu vou dar é essa: "não sou catecúmeno, vocÊ não é meu catequista. A Igreja autoriza, aliás, coloca como condição que toda a comunidade pode participar para que os catecúmenos continuem celebrando à parte".

      Claro, isso foi só um exemplo. Muitas outras coisas ocorrem que está em desacordo com o que foi aprovado pelos dicastérios no Vaticano.

      Excluir

Os comentários postados estão sujeitos a moderação, no entanto só serão reprovados se possuir conteúdo muito ofensivo, ou se se tratar de spam.